Colocar a cadela para cruzar no primeiro cio não traz nenhum benefício, pelo contrário. No mundo natural, cadelas tão logo atingem a maturidade sexual, já estão, na sequência, sendo mães. No entanto, pode-se um pouco mais de cautela quando o assunto são cadelas domésticas. Isso porque a mãe natureza pode não ter sido generosa com sua mascote.
Você não sabe se sua cadela não é filha, neta ou bisneta de uma cadela que teve problemas com distocia no parto. No mundo natural, essa ancestral morreria, e não teria passado essa falha para suas descendentes. No entanto, com o advento da medicina, os filhotes sobreviveram. Embora esteja uma cadela apta a cruzar no primeiro cio, é como permitir uma jovem de 13 anos ser mãe. Ela pode ser mãe? A biologia diz que sim, a medicina pede que se espere um pouco mais.
Pode colocar a cadela para cruzar no primeiro cio?
Apesar e sua mascote estar madura sexualmente, seus ligamentos, sua estrutura óssea e muscular poderia ter mais algum tempo para se desenvolver. Da mesma forma, pode uma cadela muito apegada aos seus donos entrar em pânico na hora do parto, e, por não saber o que fazer, pode abandono-los. Sendo assim, pede-se para os tutores colocarem suas mascotes de tamanho pequeno para reproduzirem partir do terceiro cio, e do segundo, em cadelas grandes. Isso só trará benefícios a todos e mais dislate fica sua mascote das complicações do parto.