Tem tutor que fica louco com isso e a pergunta é frequente: mas afinal, por que cachorro se lambe tanto? Você ali, lendo um livro, e lá vai o cachorro se lamber, e lamber e lamber e lamber. É irritante, bem sei, mas tem cachorro que se lambe não por que quer, mas porque realmente tem alguma coisa o incomodando em determinada área do corpo.
Vamos lá, seguem aqui algumas observações que você deve levar em conta antes de pedir para o cachorro parar com a lambança.
Por que cachorro se lambe tanto?
Ferimentos
Não esqueça que a boca do seu cachorro é a mão dele. Não podendo tocar em um ferimento, ele acaba por lamber a região machucada. Isso costuma ser o mais comum para explicar a constante lambedora de alguns cachorros nas patas. Se seu pet costuma fazer passeios higiênicos, uma pedrinha pode ter machucado a almofadinha plantar, aquela parte pretinha debaixo da pata dele. Da mesma forma, calor escaldante também pode ferir as patas que acabam sofrendo ligeiras queimaduras.
Reprodução
Tem fêmea no cio no recinto? Então vai se acostumando. Fêmeas no cio lambem a genitália quase que o dia inteiro. Primeiro porque existem secreções e elas costumam limpar; segundo porque o cheiro é agradável e elas o procuram. Machos a mesma coisa. Em época de reprodução eles podem se lamber muito. No entanto, machos têm uma secreção constante, o esmegma prepucial, e isso justifica porque cachorro estão constantemente lambendo o próprio pênis.
Doença venérea
Aliás, isso é pouco falado, mas pode ser razão que justifica excesso de lambeduras nas genitálias do animais. Seu pet andou cruzando nos últimos dias? Peça para um veterinário avaliar a presença de doença venérea – e até tumor – na região genital do seu pet.
Assaduras
Também é bastante comum mas os tutores não se dão conta disso. É na virilha o vermelhidão? Debaixo do braço? Pode ser a fricção da peiteira. Leia aqui o que fazer em assadura em cães.
Dermatites
Isso é coisa série e coça para valer. As dermatites, além de lambeduras, podem ser as responsáveis pelas coceiras. Aí é um teste de resistência de paciência: cachorro se coçando e depois se lambendo. Verifique se a área afetada não está vermelha demais e com pus. Você pode estar diante de problemas de pele mais complexos, como Pênfigo e Impetigo.
Dermatite por lambedura
Esse quadro também é bastante comum e explica um animal estressado. Eu sei, estressado do quê, perguntam os tutores. Mas essa pergunta só pode ser respondida junto com um veterinário que vai fazer uma serie de perguntas sobre a rotina do seu mascote. Fica em casa sozinho, dizime o quarto com outros cães, tutora foi mãe recentemente, casal brigando, divórcio à vista? lembre-se de que sue cachorro é uma esponjinha quando o assunto são dramas familiares.
O suor de um tutor estressado é diferente, e essa sutil mudança não passa desapercebida pelo cachorro que acaba se estressando junto. Nesse cenário, cães costumam lamber a parte de cima de suas patas e o fazem até abrir feridas brilhantes que parecem a parte interna de uma ostra. Existe outras explicações para dermatite por lambedura, mas estresse e ansiedade acabam sendo os motivos mais comuns. Pergunte a um veterinário como resolver o problema, seu mascote deverá usar colar elisabetano por algum tempo.
Parasitas
Parasitas causam mais coceiras do que lambedura. Mas algumas vezes o ato de coçar acaba ferindo a pele e seu pet passa a lamber o tecido machucado.
O que fazer com cachorro que se lambe tanto
Só um médico-veterinário pode ajudar um animal com esse vício de comportamento. Talvez tenham de se avaliadas algumas questões de manejo e até alimentação. Mas saiba que tem cachorro que se lambe por que gosta. Não havendo ferimentos que justifiquem a intervenção do ato, essa pode ser uma característica do seu cachorro que você terá de aprender a conviver.