Uma razão que justifica por que cachorros lambem feridas é instintiva, obviamente: a mão dos cães é a língua. Sendo assim, esse é o órgão que investiga odores e sabores daquilo que está causando dor ou desconforto no cachorro.
A Bíblia já referia as feridas de Jó sendo lambidas por cachorros. No entanto, a capacidade dos cães em curar ferimentos segue sempre controversa. Isso porque a primeira coisa que mães dizem para seus filhos é não levar um dedo machucado à boca. E o que podemos dizer sobre cães, animais que colocam a boca em qualquer coisa, lambendo ferimentos? Estariam eles contaminando ainda mais a pele injuriada?
Por que cachorros lambem feridas
Sob certa forma sim, mas a constante lambedura acaba por remover a casca da ferida. A saliva de um cão pode conter bactérias, mas também enzimas que acabam quebrando tecidos inflamatórios e dando a pele machucada um aspecto mais brilhante. cabe lembrar que é por meio da boca que cães têm a chance de tentar remover corpos estranhos espetados na pele. E de tanto insistir, podem acabar tendo êxito em remover o que está machucando.
Além disso, a massagem úmida promove um melhor aspecto no local que tem estimulada sua vascularização. Assim, a própria corrente sanguínea se encarrega de levar células de defesa até o local afetado.
Higiênico não é, mas no mundo natural a última coisa que os animais se preocupam é com limpeza e água potável. Seguramente mãe natureza deu um jeito para que cães tratarem eles próprios de suas feridas, mas cabe lembrar que a taxa de mortalidade é alta no mundo selvagem. E não é para menos. Infecções mais severas em áreas bem irrigadas de vasos sanguíneos é prato cheio para evoluir para uma septicemia. Ou seja,a infecção generalizada que acaba levando o animal à morte. Por conta disso, ferimentos mais sérios precisam contar com a tecnologia dos modernos antibióticos pois no ambiente natural, esse paciente certamente morreria.