Quebrando a cabeça para decifrar porque cachorros lambem o rosto dos donos? Pode parar. A resposta é bem simples. Eles o fazem por mero instinto. Como assim, mero instinto? Não seguem a irresistível vontade de lamber aquele por quem nutrem afeto? Sim, não deixa de ser verdade também, uma vez que isso faz parte do que sedimentou seus instintos com o passar dos séculos.
Não podemos esquecer que cães, em suas origens, descendem de grande famílias(matilhas) e em seu grupo social eles se socializam com a boca. Para entender melhor o que isso significa, assim como nós humanos usamos as mãos e o abraço para mostrar nosso contentamento em compartilhar da vida com nossa família e aqueles por quem nutrimos apreço, os cães usam a boca para atender a esta mesma finalidade. E isto, lamber o rosto do dono, está incluído em um dos 7 sinais que o cão usa para falar com o seu dono.
Cachorros lambem o rosto dos donos para sentir cheiro e suor
No mundo natural, o faro também é outro elemento que deve ser considerado quando o assunto é lamber o rosto dos donos. Isso porque partículas de odores e suor, capturados pela língua, acabam passando perto das células olfativas, uma outra forma de o animal sentir-se “em casa”, no seu meio, e sabe-se ainda que ele até sente prazer em “deglutir” cheiros e hormônios que representam o aconchego do seu lar, ou seja, a sua família.
Sendo assim, por cães usarem olfato e paladar para “sentir” seus parceiros e companheiros, nada mais natural do que procurar a língua – e a boca – do seu tutor. Por fim, o que ajuda a ser um ato agradável é saber que o dono vai se retorcer todo, dizer palavras doces, afofar e até beijar seu pet lambedor, o que faz desse momento um ato fraterno entre duas criaturas que compartilham a vida, uma linguagem exclusiva que caracteriza um relacionamento único, especial e afetuoso.
Lembrou de alguém?