Mascotes podem ter muitas manias, mas a razão pela qual os cachorros lambem os pés dos donos costuma ser bastante divertida tanto para os pets quanto para seus tutores. Existem diferentes razões que justificam esse estranho interesse pelos pés de uma pessoa, e, acredite, alguns nem são tão nobres assim.
Por que cachorros lambem os pés dos donos?
Cabe lembrar que o cão é um animal que se socializa pela boca. Por conta disso, cães cheiram e depois experimentam com a língua aquilo que lhes aguçou os sentidos. Desde tenra idade, filhotes de cachorro já começam a se entregar instintivamente a alguns odores, como a carne, e isso faz parte da evolução do instinto canino.
Por conta disso, esse bizarro comportamento de cachorro por vezes representa uma forma de comunicação. Os pés também possuem muitas glândulas sudoríparas e cães são particularmente sensíveis ao suor de outros animais. Sendo assim, estão os pés em um local de mais fácil acesso aos cães cheiradores, os mesmos que não raro causam algum desconforto metendo o nariz bem no meio da virilha das pessoas que se aproximam.
Voltando a sessão lambe-lambe, a cena de um cachorro lambendo o dono sempre denota uma ideia de afeto, e isso pode estar estar revestido de alguma verdade. Contudo, esteja atento às seguintes particularidades que também podem justificar o grande tempo que um cachorro passa lambendo o pé do dono.
O gosto da pele do pé
É, eu sei. Não há nada de nobre isso, mas é verdade: o suor do pé do tutor pode ter um gostinho bom para o paladar do cachorro.
Um suor diferente explica porque cachorros lambem os pés dos donos
Pasme agora: o suor pode falar muito de sua saúde, e não pense que isso passa desapercebido por seu cachorro. Mas não passa mesmo! Saiba que seu mascote pode identificar doenças como gota, diabetes e até gravidez da tutora apenas pelo suor dela. Certamente que ele não sabe do que se trata, mas percebeu as sutis mudanças hormonais que modificaram o teor do suor. Por conta disso, pode, de uma hora para outra, despertar aquela um frenesi que justifica quando cachorros lambem os pés do dono.
Pedir desculpas
Sim, acontece. Não podendo fazer contato oro-nasal, aquele com o qual o cão melhor se comunica, resta a ele a alternativa de lamber os pés do dono mais uma vez.
Faz mal ao cachorro lamber os pés do dono?
Mal não faz, mas se seus pés estão com algum tipo de fungo, cuidado! Isso pode parar na língua do seu cachorro. Embora seja a saliva uma potente ferramenta para acidificar um meio hostil, é melhor não subestimar o poder de um fungo em se adaptar a uma outra espécie animal. E não raro é justamente isso que faz com o cachorro lamber os pés do dono: o odor das micoses pode lhe parecer mais atrativo.
Posso deixar o cachorro lamber meus pés?
Sim, à vontade! A não sei, obviamente, que esteja a boca do seu mascote contaminada por perigoso microorganismo. Da mesma forma, procure permitir as lambeduras nos pés se a pele dele estiver saudável pois pode ser porta para a entrada de germes que partem da saliva do seu mascote.
Por fim, cachorro que lambe muito o dono pode estar externando outro sentimento comum nos cães de vida muita próxima de seus tutores que é a ansiedade. A ansiedade em cães também pode se manifestar de maneira compulsiva e a vítima pode ser exatamente seus pés.
Foto: Unsplash, James Barker.