Não deveria. Quando a cadela é castrada e entra no cio, podemos estar diante de duas principais razões:
- Ela foi castrada durante o cio, e por conta dos hormônios circulantes, ainda tem manifestações de cio, ou…
- Ficou um pedaço do tecido ovariano dentro dela.
Se ela entra no cio dias antes, estamos diante da primeira hipóteses. Mas se estamos nos referindo a uma cadela que entrou no cio meses depois da castração, estamos diante da segunda.
Quando a cadela é castrada ela entra no cio?
Primeiramente, antes de trucidar o veterinário e afirmar que ele não fez de forma correta o procedimento, saiba que nem todos os ovários nos aparecem na tradicional forma de feijão, algo como ocorre em gatas. Isso porque o ovário é envolvido por uma bolsa e, dependendo da fase do ciclo estar de sua cadela, pode estar tão envolvido por vasos sangüíneos de numeroso calibres que nem sempre é fácil visualizar o que é o quê. Ademais, um ovário pode ter uma consistência friável algumas vezes, o que faz com que milímetros do tecido permanece dentro da bolsa que o circunda. Uma vez recebendo irrigação sanguínea, esse tecido vai produzir hormônios. Sendo assim, sua cadela vai entrar no cio.
No entanto, se foram removidos útero e ovários na castração, o inconveniente fica por conta da manifestação do cio. Mas sua cadela, por não ter útero, não vai engravidar. A complicação que às vezes se vê nesse caso é piômetra de coto de útero. Ou seja, o que restou do útero de sua cadela pode responder negativamente ao hormônio. Da mesma forma, se sua ideia era castrar a cadela para protegê-la de futuros tumores de mama, que são ovário-dependentes, de nada adiantou sua tentativa.
Por fim, converse com o veterinário sobre o que fazer com ovário remanescente.
Mas atenção!!!!
O que você acha que é cio pode ser apenas sangramento. Sendo assim, podemos estar diante de uma piômetra de coto de útero ou até mesmo de infecções vaginais.