Mais ou menos 5 dias depois do parto é quando cai umbigo de filhote de cachorro recém-nascido. Uma vez seco e com aquele aspecto de galho de árvore marrom, o umbigo do cachorro acaba se desprendendo do abdômen do cachorro. Isso não quer dizer que não caia antes, mas não é interessante que aconteça. Às vezes mãe lambe demais o filhote, ou até mesmo a unha afiada dos irmão pode prender o umbigo e acabar arrancando-o antes do tempo.
O que fazer quando cai umbigo de filhote de cachorro recém-nascido antes dos 5 dias
Quando o umbigo do filhote de cachorro cai antes de estar totalmente seca e cicatrizada a região umbilical, pode haver um pouco de sangramento. Isso é sério? Sim e não. Vai depender da higiene do local onde está o filhote, assim como a quantidade de sangue que ele perde, bem como a exposição dos tecidos abertos no ambiente. Quando mais perto do dia do parto – 1 ou 2 dias – mais cuidados você deve ter para não contaminar o umbigo do cachorro com bactérias que podem, dessa forma, chegar ao abdômen de uma criatura que acabou de nascer.
O problema maior é quando sangra, quando o fluxo sanguíneo se mantém por mais tempo. isso, quando acontece, costuma ser horas depois do parto, não dias. E a partir do dia 3 após o parto, não é nenhuma tragédia o umbigo cair, desde que voc6e tenha ciência de manter a região limpa.
Como limpar a pele quando o umbigo do filhote de cachorro cai antes do tempo
Se caiu depois de 5 dias, não precisa ter maiores cuidados. Mas se cai antes desse tempo, a região deve ficar seca e higienizada. Nada de colocar produtos a base de água! Você pode, se estiver muito vermelho, colocar com cotonete um pouco de iodo a 5% da ponta do umbigo, uma vez de manhã, outra à noite, por 2 dias. Não fique usando toda hora porque a pele do cachorrinho é sensível para produtos corrosivos.
Quando complica o umbigo do cachorro recém-nascido?
Você terá dois momentos delicados quando o assunto é umbigo de filhote de cachorro: no parto e horas depois dele.
No parto o risco maior é o umbigo ser cortado muito rente a parede abdominal e ficar muito curto ou quase ausente. Seu filhote precisa de dois centímetros, pelo menos de umbigo seco, para justamente se distanciar do abdômen e permitir cicatrização. Se o umbigo do seu filhote ainda sangra horas depois do parto, você deve forçar a ligadura dos vasos apertando, durante muitos e muitos minutos, a ponta do umbigo. Procure ajuda profissional se persistir o sangramento. Isso pode enfraquecer o filhote a ponto de matá-lo.
o outro ponto nevrálgico é a língua da cadela. Algumas lambem tanto os seus filhotes, e por tanto tempo, que acabam removendo o umbigo antes de estar seco. Quando isso acontece, pode o fluxo sangüíneo ser reativado. Bactérias também podem adentrar filhote adentro por meio do umbigo quando isso acontece.
Por quanto tempo devemos estar atentos ao umbigo do cachorro recém-nascido?
Essa neurose em relação ao umbigo do filhote de cachorro dura 4 a 5 dias. Depois desse período, só incidentes mais severos terão o poder de arrancar o umbigo do animal, uma vez que ele já está seco e os vasos sanguíneos fechados. Depois de uma semana de vida, o medo da contaminação bacteriana, assim como o fluxo sangüíneo reativado, não existem mais.