Quantas vezes cadela entra no cio por ano? Esperam-se duas vezes. Isso em cadelas de tamanho pequeno, uma vez a cada 6 meses. Cadelas maiores, com mais de 20 quilos, também pode ser duas vezes ao ano, mas com intervalos de 6 a 8 meses entre os cios. Tenha em mente que quanto maior sua cadela, mais espaçados são os cios.
Quantas vezes cadela entra no cio por ano?
Saiba que, além da genética, os hormônios da cadela são regidos pela quantidade de luz a que é exposta ao longo do ano. Isso tem a ver com a natureza, a época mais favorável ao nascimento dos filhotes. No mundo natural, lobas, assim como outros mamíferos de temperaturas frias, tinham seus filhotes no final do inverno e início da primavera. Isso ampliava as chances de os descendentes sobreviverem e ganharem peso até terem de encarar o próximo inverno.
O tamanho de sua mascote e a duração dos dias quentes
Em nosso mundo, porém, isso sofreu algumas modificações. Cadelas de raça pequenas podem ciclar duas vezes ao ano, em média uma vez a cada seis meses. Animais pequenos, como poodles, via de regra essas fêmeas entram no cio duas vezes ano ano. O primeiro cio pode vir a partir dos 5 meses, mas ele também é influenciado pela duração do dia. Isso vai depender do mês em que a cadela nasceu. A natureza procura evitar nascimento de filhotes no inverno, empurrando o cio para antes ou depois influenciado pelos dias mais longos no que se refere a exposição solar. Mas ainda assim existe reprodução nos meses frios. Se sua cadela nasceu em outubro e é de raça pequena, poderá entrar no cio no mês de abril.
Meses frios
Isso não quer dizer, contudo, que cadelas não se reproduzem nos meses frios. Todos os meses, cadelas são à luz, mas isto costuma ser mais frequente em temperaturas mais amenas. Se geneticamente uma cadela está programada para começar a ciclar com 7 meses, isso pode ser retardado ou adiantado em algumas semanas. Contudo, não será evitado. Quando a mãe-natureza determina que está a cadela apta para reproduzir, ela vai fazê-lo independente do período do ano.
Já cadelas grandes, cujo intervalo entre os cios é maior, você consegue perceber com mais facilidade que maior é o número de cadelas que entram no cio na primavera. Considerando que a gestação canina é de 2 meses, elas podem ciclar tranquilamente nos meses de agosto a janeiro e ainda assim garantir semanas de sol para criar seus filhotes longe do frio. Isso porque, reproduzindo nos meses citados, os bebês nascerão nos meses de outubro a março, o que é bom.
A miscigenação, porém, também tem uma parcela de responsabilidade no intervalo entre os cios. Isso porque cadelas grandes cruzaram com cães pequenos e por aí vai. Então cada caso é um caso e você vai aprender na observação mesmo, quantas vezes cadela entra no cio por ano.