Não existe uma regra pré-estabelecida de quantas vezes uma cadela pode engravidar, mas alguns critérios devem ser levados em conta pelos criadores ao fazer planejamento de gestações de um canil. Se pensarmos na vida das cadelas que vem nas rua, certamente esse número será exorbitante. No entanto, sabe-se também que essas cadelas tem menos tempo de vida em função das dificuldades que enfrentam no dia-a-dia.
Quantas vezes uma cadela pode engravidar
Uma cadela em seu ambiente natural engravidaria tão logo entrasse no cio e não teria nenhuma folga entre eles. Cadelas poderiam engravidar mais de 14 vezes em sua vida(duas vezes ao ano), em tese, já que uma gestação desgasta sobremaneira cadelas de vida hostil, quanto mais na maturidade. Por não terem alimento por muitos dias, é possível que essas fêmeas parassem de ciclar após determinada idade, quando seus hormônios, em função da má alimentação, já não se mostram eficazes. Em função disso, podem ter cios mais espaçados entre si, e em idade mais avançada o número de óvulos liberados pelo ovário também decai.
Em um canil, recomenda-se ao criador começar a reproduzir sua mascote a partir do terceiro cio. Uma vez dando à luz, a cadela deveria pular um cio para entrar novamente em reprodução no ano seguinte. Se for seguido esse planejamento, a cadela terá 5 ou 6 gestações em toda a sua vida sem grandes atropelos.
Sabe-se contudo, que existe uma substancial diferença entre criador, pessoa apaixonada por determinada raça e que sabe manter o bem-estar de seus cães, e gigolô de cachorros. Infelizmente, para essas pessoas não há critério a ser respeitado.