Essa pergunta, quanto tempo depois do sangramento cadela pode cruzar, é bastante comum e faz muito sentido. Isso porque horas depois de a cadela parar de sangrar é exatamente o momento em que seu organismo chegou na fase mais fértil do ciclo reprodutivo. O cio, diferentemente do que se pensa, não acabou imediatamente após cessar o sangramento. Na verdade, horas depois disso é considerado o período ótimo para colocar sua cadela em cria.
Quanto tempo depois do cruzamento cadela pode cruzar?
Quando a cadela para de sangrar, quase que ao mesmo tempo a vulva aumenta muito de tamanho e ela fica mais permissiva em relação à presença do macho, sinais de que os hormônios estão a pleno vapor. Sabe-se que no dia seguinte, até dois depois de parado o sangramento, é o tempo que costuma coincidir com o período mais fértil. Mas saiba que isso é um indício, não uma certeza, até porque varia algumas horas essa relação – o início do estro – de uma cadela para outra.
Só quando cadela para de sangrar é que se coloca para cruzar?
Não, você pode colocá-la algumas horas (dias) antes. Isso porque o espermatozóide do cachorro tem um tempo de sobrevida no trato reprodutor feminino. Sendo assim, eles podem estar vivos até dois, três, quatro dias depois do acasalamento. dessa forma, quando a cadela parar de sangrar, eles ainda poderão estar aptos fertilizar os óvulos.
Mas, na dúvida, seria interessante colocá-la mais uma vez com o macho quando parar o sangramento da cadela. Parar o sangramento é um indício de dias férteis, mas se deixar passar demais, aí sim o cio pode ser perdido.
Faça um planejamento
Eu recomendo, contudo, que se faça um planejamento sempre observando o comportamento e os sinais de cio de sua mascote. Uma boa maneira de não perder o cio é colocá-la com o macho em dias alternados. Isso porque o macho deve ser resguardado para ser usado em dias mais próximos da fertilidade máxima. Saiba que o ejaculado do dia seguinte tem menos espermatozóides se comparado àquele do dia anterior. Logo, procure parear essas duas variáveis: dias mais férteis de sua cadela e um ejaculado de qualidade do macho. Na dúvida, procure um especialista em reprodução veterinária. Ela poderá explicar com maior detalhamento baseando-se nas informações que ele acompanhará pessoalmente.
Quer saber mais sobre cios e gestação? Clique abaixo