Essa pergunta, quantos dias depois do cio cadela pode cruzar, é comum entre os tutores, mas mostra que você pode estar um tanto confuso com os sinais do cio de sua mascote. Isso porque depois do cio, não tem porque a cada cruzar. O cio acabou, não é mesmo? Aliás, ela se quer vai aceitar o macho porque o período fértil acabou. Porém, o que você está querendo dizer é quantos dias depois do SANGRAMENTO cadela pode cruzar. Aí eu posso ajudar a responder.
Quantos dias depois do cio cadela pode cruzar
Essa má interpretação da terminologia tem passado de boca em boca ao longo das décadas. Isso explica porque muitos tutores, ao perguntarem sobre cio e cruzamento para outras pessoas, acabam recebendo essa informação. “Espera o cio acabar e põe para cruzar”. Todavia, isso não está correto. Sabe-se que no dia seguinte, até dois depois de parado o sangramento, é o tempo que costuma coincidir com o período de estro. Esse sim os dias mais férteis de sua cadela. Mas isso é um indício, não uma certeza, até porque varia algumas horas essa relação – o início do estro – de uma cadela para outra.
Só se pode cruzar nesse dia?
Se voce não tem acesso a um especialista em reprodução animal, essa observação, o sangramento ter cessado, pode ajudar a entender que sua cadela entrou em uma outra fase do cio. É bom cruzar nesse dia? É. Mas saiba ainda que, se ela cruzar durante o sangramento, não quer dizer perda de tempo nem cio perdido. Isso porque os espermatozóides podem ficar até 5 dias vivos dentro do trato feminino. Logo, ter parado o sangramento é um sinal positivo de dias férteis, mas não o único. Então, assim que você perceber que parou SANGRAMENTO, não o cio, é um dia interessante para você colocar sua cadela em cria.
Faça um planejamento
Eu recomendo, contudo, que se faça um planejamento de cruzamento e que se prestigie também um dia de sangramento da cadela, não apenas do pós-sangramento. Esse conselho é interessante porque o macho pode não ter um espermograma muito bom, daí sim abre a possibilidade de o cio de sua cadela ser perdido.
Quer saber mais sobre cios e gestação? Clique abaixo