É difícil prever quantos filhotes (no máximo) uma cadela pode ter. Isso porque depende se ela é de tamanho pequeno, médio ou grande. Há pouco tempo foi registrado no estado de Goiás o parto de 27 filhotes da raça Fila, um acontecimento que custou não apenas a vida da cadela, como a de metade de seus filhotes.
Não se deve desejar uma gestação numerosa para uma cadela. E o número de vezes em que o macho copula não costuma aumentar consideravelmente a quantidade de filhotes de vão nascer. Isso é determinado pelos óvulos liberados pelo ovário, havendo uma superpopulação, como pode ter sido o caso da Fila de Goiás, o número de filhotes certamente tende a ser maior.
Quantos filhotes (no máximo) uma cadela
Embora não exista uma regra, uma cadela pequena costuma ter de dois a cinco filhotes por ninhada. Cadelas médias podem ter de 4 a 8 enquanto raças grandes podem tranquilamente passar dos 10. O máximo que vi foi um parto normal de 13 filhotes de uma cadela mestiça de tamanho médio. Verifique quantos irmãos teve sua cadela quando ela nasceu. Costuma ser uma estimativa sobre a quantidade de filhotes que ela poderá vir a ter.
Cadelas morrem em partos de muitos filhotes
Não apenas elas, mas também seus filhotes, como foi o caso em Goiás. Isso porque não existe como dar suporte a todos os fetos de forma igual. Sempre haverá aqueles que receberão mais nutrientes via placenta do que outros. Sendo assim, é comum, em ninhadas numerosas, filhotes nascer fracos e não durarem mais do que dois dias. Além disso, a cadela acaba gastando muito energia para manter a gestação, podendo até mesmo morrer de exaustão.