Remela no olho de cachorro pode ser cinomose, ainda mais se ele tiver menos de um ano de idade e não estiver em dia com as vacinas. Ademais, remela no olho de cães filhotes é um dos primeiros sinais que nos leva a pensar em cinomose.
Se o cachorro é filhote, com menos de um ano de idade, tem contato com outros cães e não é vacinado, a gente pode desconfiar de cinomose sim. A doença cursa com outros sinais que podem ou não estar evidentes no seu cão, a saber:
- falta de apetite
- magreza
- feridas na barriga
- feridas com pus na barriga
- apatia
- tosse
Mas mesmo que não seja cinomose, a remela no olho de cachorro, associado com tosse, também é sério e pode ser quadro de pneumonia. Aliás, a cinomose, embora seja um vírus que prejudique o sistema nervosos central do seu cachorro, ele pode matar seu mascote por conta da pneumonia. Isso porque cinomose pode se apresentar de forma cutânea ( as feridas na pele), nervosa (as contrações musculares) e a respiratória, que é justamente isso que você pode estar vendo agora: ramela no olho e tosse.
Então se a remela do olho cursa com tosse no seu cachorro, pode ser um sinal de pneumonia independente da presença de cinomose. Isso não reduz a gravidade da patologia, uma vez que estamos falando de infecção no aparelho respiratório que afeta seriamente os pulmões.
Existem outras doenças que cursam com remela no olho de cachorro
Primeiramente, quem tem condições de fazer esse diagnóstico de forma mais precisa é o médico-veterinário. No entanto, apenas para esclarecimento, seu pet pode estar sofrendo de outros males que cursam com remela no olho e dentre eles podemos citar alergia, fungo e até mesmo conjuntivite. Isso vai depender de outros sinais clínicos, assim como a cor e a quantidade de secreção ocular em seu cachorro, para firmar um diagnóstico.
Infelizmente, por conta dessa complexidade, é difícil saber se o que vai resolver a remela no olho do cachorro. Se for cinomose, não adianta por colírio que não vai resolver. Mas se de fato, seu cachorro está com cinomose, os problemas dos próximos dias serão muito maiores. Sendo assim, se a remela é insistente, e se seu cão é jovem e sem vacina contra cinomose, procure assistência veterinária. E ainda que ele tenha sido vacinado, a cinomose pode seguir sendo uma suspeita.