Se remela no olho de cachorro pode ser pneumonia? Pode, aliás, pode ser coisa até pior, como a famigerada cinomose. Por acaso seu cachorro é um filhote com menos de um ano de idade? Ele tomou vacina contra doenças infecto-contagiosas? Pois é. O melhor a fazer, se for este seu caso, é procurar ajuda veterinária.
No entanto, mesmo que não venha s ser diagnosticada cinomose, a remela no olho do cachorro pode ser pneumonia, sim, mas sem estar associada ao vírus da doença. Contudo, outros agentes patogênicos estão envolvidos. Embora livre da suspeita de cinomose, ainda deve seu pet ser medicado porque pneumonia pode abreviar a vida do seu cão.
Que outras doenças podem ter remela no olho do cachoro?
Esteja atento a cor da remela do cão. Verdes e amareladas em abundância denunciam problemas que podem ser no local (no olho) ou sistêmico (uma doença interna). Preste atenção também na cor do olho, assim como a sensibilidade à luz de seu mascote com remela no olho. O veterinário precisará dessas informações.
Todavia, para saber se o pulmão está envolvido, você terá outros sinais clínicas. Febre, tosse, chiado no peito são outros sinais que devem ser observados. Mas se a cepa que atacou seu cão for por demais agressiva, talvez nem dê tempo para você se dar conta desses sinais. Contudo, tenha em mente que quanto mais cedo você ter esse diagnóstico, melhor para seu mascote.
E por fim, remela no olho pode ser conjuntivite, o que por si só não é grave. Entretanto, ela pode causar ardência, coceira e mal-estar ao seu mascote. Sendo assim, talvez você deva fazer uso de antibióticos e colírios em seu mascote com a devida orientação médica. Tudo isso já deve ter dado uma ideia mais clara de que quando o assunto é remela no olho de cachorro, o melhor a fazer é consultar um veterinário.