
Antes de ler sobre tratar unha de cachorro encravada, certifique-se de que ele está realmente com unha encravada, e não unha inflamada. Primeiramente, saiba diferenciar que na unha encravada, verifica-se que ela cresceu e se encravou para dentro do dedo do seu cachorro; a inflamada está com pus em sua base, ou seja, secreção amarela na raiz da unha.
Se ele está com a base do dedo inflamada, clique aqui. Caso contrário, se a unha se enfiou dedo adentro do pet, ela está encravada, Isso é mais comum no que chamamos de quinto dedo do cachorro, aquele que fica sozinho na parte interna da perna e que não toca o chão.
O problema é sério pois a área pode estar muito sensível. Às vezes os cães nem se animam a caminhar, por isso que os tutores se quer sabem o que está acontecendo. Na medida em que os tecidos ao lado da unha ficam inchados, seu cachorro começa a lamber e a claudicar. E quanto mais ele lambe, mais resseca o ferimento e pior se torna seu aspecto.
Segue abaixo algumas dicas do que pode ser feito. Mas atenção: seu pet tem de ser obediente e confiar em você. Caso contrário, não são pequenas as chances de mordedura por que o animal sente dor e está na atitude defensiva. Considerar o uso de mordaça de ele for muito agitado.
Unha de cachorro encravada, como tratar
- Procure um alicate de unha para uso humano, se seu pet for do tamanho de um Lulu ou de um Poodle;
- Se for raça grande, use alicate da construção civil;
- Certifique-se de que a lâmina está bem afiada. Lâmina cega só piora a situação;
- Procure se orientar onde está a metade da unha, mas NUNCA CORTE na base rente à raiz. Além da dor, ele vai sangrar muito;
- Depois de verificar onde está a linha decorre, metade da unha, com um único movimento, aperte o alicate;
- Seu cachorro vai pular de dor, cuidado para não ser mordido;
- Cortada, a parte encravada na musculatura do dedo pode ser puxada. Talvez seu cão mesmo faça isso se lambendo;
- Uma vez live do problema, a ferida vai começar a cicatrizar;
- Pode passar pomada semelhante àquelas que usamos em ferimentos de crianças e que temos em casa, como, por exemplo, Nebacetin;
- No entanto, havendo pus saindo do dedo, lave o ferimento com água e sabão;
- Seque com toalha papel dando “batidinhas”, não esfregue;
- Se o pet permitir, diminua o tamanho das outras unhas;
- Se for muito grande a infecção e ela persistir por mais de 3 dias, procure auxílio veterinário pois antibioticoterapia pode ser necessária.
No que se refere a ferimentos, a água é sempre um grande remédio. Lave a pata do seu cão, lave, lave e lave. E se achar que já está suficientemente limpa, lave novamente, isso, claro, se ele se permitir ser higienizado pois a dor pode durar ainda alguns dias.