Unha de cachorro que entra na carne é uma das maiores torturas que pode acontecer com seu pet. Primeiro porque a musculatura ao redor da unha inflama: e segundo, ele sente dor para tudo, para caminhar, para se agachar, para qualquer coisa. E não é para menos. Imagine uma agulha grossa fincada bem no meio de um ferimento no seu pé, uma ferida inflamada que não para de doer. O problema é que em cachorros peludos nem sempre é fácil entender porque ele está resmungando. O proprietário pode ser mais desligado e não se dar conta de que o cão não para de lamber a pata. Por conta disso, muitas vezes o tutor só pega a pata do animal para verificar o que o está incomodando quando ele começa a mancar. E lá está a unha do quinto dedo enfiada músculo adentro.
Unha de cachorro que entra na carne, saiba como tratar
Lembrando que a região onde a unha está enfiada está inflamada, nem pense em ficar mexendo com o dedo do seu pet para lá e para cá. Qualquer movimento causa dor. A unha deve ser cortada, e se seu cachorro é de raça grande, podemos estar falando de mais de meio centímetro de largura de unha dura, um verdadeiro canivete dentro da musculatura dele. Você deverá cortar essa unha com alicate específico para esse fim. Mas se seu pet é grande, não pense que será feito com alicate de manicure. Isso porque mais de uma vez tive de fazê-lo com alicate comum, destes que se usa em carpintaria, única forma de conseguir cortar de uma só vez a unha machucada do cachorro.
Mas não pense que seu pet vai deixar isso ser feito de bom grado. Ademais, lembre-se de que você está mexendo em uma ferida dolorosa. Então o melhor a fazer é recorrer à assistência veterinária, até porque esses profissionais sabem onde deve ser cortado. É, tem isso ainda. Não basta apenas cortar, deve ser no lugar certo. Se a unha for cortada muito rente onde ela nasce, seu pet vai sofrer de outra dor que semelhante a nossa quando quebramos a unha na carne. O corte deve liberar o tecido lesionado, mas ainda deve ficar um bom pedaço de unha crescida.
Como saber onde cortar a unha do cachorro?
Se seu pet tem unha clara, a parte cor de rosa nunca deve ser cortada pois é onde se localizam os vasos sanguíneos. Se for cortada nessa região, você troca seis por meia dúzia porque seu pet continuará com um problema que é unha sangrando. E isso também dói. Agora, se estamos falando de unha preta, complicou mais ainda. Não há como eu te dizer quantos centímetros depois da pele deve ser o corte. Isso porque essa avaliação varia com o tamanho do seu cachorro e o formato da unha dele. Cães da raça Dachshund, por exemplo, costumam ter a base da unha, aquela que vai sangrar se for cortada, bastante longa se comparado aos outros cães.
Por conta disso, o melhor a fazer com unhas pretas é levar para um veterinário cortá-la. Além disso, com a prática que ele tem, isso é feito com um golpe duro e único que já resolverá o problema. Uma vez livre daquele empecilho, parte-se para o tratamento da ferida. Mas saiba que tão logo é removida a unha da carne, em questão de horas ela já começa a se fechar.