Unha de cachorro quebrada não é grave, mas causa uma dor danada no seu pet. É algo semelhante ao que sentimos quando temos a unha cortada ou rasgada na parte em que ela fica colada no dedo. Isso porque nessa região existem nervos e vasos sanguíneos. Por conta disso, sentimos dor e não raro uma unha quebrada pode sangrar.
Nos cães não é diferente. Unha de cachorro quebrada rente onde ela nasce também atingiu nervos e vasos sanguíneos que se localizam dentro da unha. Por conta disso, a pata de seu mascote pode estar sangrando. Todavia, unha quebrada de cachorro, sangrando ou não, causa dor.
Unha de cachorro quebrada: saiba como resolver
Primeiramente, saiba que unha de cachorro quebrada só vai curar mesmo com o passar dos dias. Isso porque não tem como você acelerar o tempo necessário para que ela volte a crescer, e assim fechar a área exposta, aquela responsável pela dor. O ruim mesmo é quando ela quebra bem rente à musculatura, situação que exige que seu a unha extirpada. É, é necessário. Cada movimento que seu pet fizer ele vai mexer aquela unha pendurada que fica revolvendo a musculatura inflamada e dolorida. Mas não recomendo que você faça isso em casa. Primeiro porque a dor é cega; e segundo, você precisa de orientação para tratar a ferida aberta.
Mas se a unha quebrada do cachorro se limite à superfície, a situação é mais fácil de reverter. Isso porque estamos tratando de dor e pouca exposição. A área aberta tende a cicatrizar com os dias e com o crescimento da unha, cada dia vai se atenuando a sensibilidade até que por fim a área aposta para a estar fechada e protegida.
Pós antisséptico e curativo na unha de cachorro quebrada
Uma maneira de contribuir para o fechamento da unha quebrada é colocar pós antisséptico na ponta. Isso facilita o ressecamento da parte exposta, que é o que causa dor. Se você achar prudente fazer um curativo no dedo afetado, tudo bem, mas se certifique de que isso não vai prejudicar a caminhada do seu mascote com aquela coisa branca e dura debaixo do pé. Talvez seja interessante pedir para um veterinário avaliar a profundidade da lesão e ele mesmo fazer o curativo, se for o caso.