Bebês novos na casa? Não se preocupe, o mais complicado já passou, seu filhote está nascido e de repente já com o cordão umbilical rompido. Caso contrário, a gente ensina aqui Como cortar o cordão umbilical de filhotes de cachorro e gato recém-nascidos. Esse é um assunto fácil e relativamente seguro se você não inventar moda.
Mas o que é isso, inventar moda?
É você seguir os filmes e os partos humanos e colocar um cordãozinho ou uma linha de costura ao redor do umbigo do cachorro. Cabe lembrar que o umbigo do gato e cachorro recém-nascido tem o calibre do meu dedo minguinho. Sendo assim, eles precisam de algo que realmente contenha o fluxo sanguíneo, por isso a tecnologia médica ter desenvolvido uma pinça especial para esta finalidade, que é romper as trocas de sangue entre a placenta e o filhote de cachorro.
Mas você não vai fazer isso com cachorrinhos e gatinhos por três razões:
- Filhotes nascem com 4 patas e vinte unhas afiadas;
- Filhotes não param de se mexer. Dessa forma, eles não param de colocar essas 4 patas e suas respectivas unhas no seu campo de visão;
- Filhotes são muito pequenos para tanta manipulação.
Então nem perca seu tempo com fitas e barbantes.
Como cortar cordão umbilical de filhotes de cachorro e gato recém-nascido
O melhor que você pode fazer não é cortar, mas comprimir com o dedo polegar e indicador o cordão umbilical do recém-nascido e “rasgar”o umbigo com os dedos da outra mão. O que você tem de ter em mente é que essa ligação, a troca de sangue, deve ser interrompida, mas de forma segura, sem vazamento de sangue. Ou seja, os vasos sanguíneos precisam “colabar”, grudar entre eles. Porque só depois de bem esmagadinhos é que eles se grudam e na sequência, secam , o que explica o umbigo de cachorro cair sozinho horas mais tarde.
Logo, se você apertar por dois minutos o cordão umbilical do cachorrinho ou do gato, vai perceber que a coloração deixou de ser azul e vermelha para dar espaço a uma esbranquiçada, tom que lembra uma pérola. É o fluxo sanguíneo que deixou de existir, meio caminho andado para o sucesso de cortar o umbigo sem grandes atropelos.
Depois disso, a melhor maneira de isolar o cordão, como já foi dito, não é cortando, mas rasgando. Mas essa prática você não tem. Um corte reto feito com tesoura deixa os vasos sanguíneos retinhos e isso retarda a cicatrização. Com a rasgadura, você expõe mais área de contato da parede desse vaso com o ar, e isto cicatriza melhor e mais rápido. E quanto mais irregular for o corte, mais superfície para o coágulo aderir. É assunto muito técnico, só estou explicando porque rasgar é melhor do que cortar.
Agora complicou, você pensa: como se “rasga” um vaso sanguíneo?
Passo-a-passo: como cortar cordão umbilical de filhotes recém-nascidos
- Segure firmemente o cordão umbilical do cachorro ou gato com os dedos polegar e indicador da mão direita (se você é destro);
- Esses dedos devem estar encostados na parede abdominal do filhote enquanto você aperta o cordão entre seus dedos por dois minutos.
- Após esse tempo, aperte com vontade o cordão que já está na sua mão, e com os dedos da outra mão puxa suavemente o umbigo do cachorro ou gato para o lado oposto do abdome;
- Mas seus dedos, os que estão segurando o umbigo há dois minutos, devem estar bem firmes para facilitar o rompimento dos tecidos;
- Esse é o segredo. Segurando bem, não vai ter erro. Essa técnica aumenta a superfície de contato e elimina mais rapidamente as possibilidades de o sangue continuar a escorrer pelo cordão afora mesmo depois de nascido.
- Após estar rompido, gosto de colocar uma gaze esterilizada e ainda assim comprimir mais uns 30 segundos o coto que restou. Um a dois centímetros de comprimento é de bom tamanho. Cordão umbilical curto demais demais não é bom e muito comprido se enrosca nas unhas dos filhotes irmãos.
O que acontece depois de cortar o cordão umbilical?
Saiba que de dois a três centímetros de comprimento de umbigo é o ideal: dois centímetros para raças pequenas, três para raças maiores. E fique atento mesmo horas depois do parto. As unhas dos filhotes engancham no coto do cordão umbilical um dos outros, e assim, acidentalmente, pode ser aberto novamente interrompendo a cicatrização. Isso é um problema. A cadela também pode sentir o cheiro de sangue e começar a lamber. Só que lambe tanto que abre um ferimento na barriga do filhote. Aí já é complicação de pós-parto. Em casos extremos, pode-se ter uma eventração, ou seja, alças intestinais podem sair para fora.
Estou aqui falando o pior dos cenários. Via de regra, o umbigo seca logo e tudo fica bem. Só alerto que não é interessante deixar os filhotes sozinhos em ninhada numerosa, ou com mãe de primeira viagem, para não aumentar as chances de esse tipo de acidente acontecer.
Eventração é a zebra das zebras de um pós-parto, mas acontece. Fique junto durante o parto.
Porque não é interessante usar tesoura para cortar cordão umbilical de filhotes de cachorro e gato
Embora eu não goste de usar tesoura, você pode estar com medo de praticar o procedimento descrito com os dedos. Nesse caso, até pode usar tesoura para cortar cordão umbilical de filhote de cachorro e gato, mas deve tomar alguns cuidados antes. A tesoura corta os vasos muito retos. Além disso, o metal certamente não foi esterilizado, e assim abre-se a possibilidade de levar infecção para a barriga do filhote de cachorro e gato recém-nascido.
Quando sei que está tudo certo com o umbigo do filhote de cachorro ou gato?
Quando o umbigo estiver pretinho e seco você se livrou dessa. Uma vez assim, reduzem também as chances de ele enganchar em alguma coberta ou objeto. A coisa toda pode levar algo como 5 horas, mas cuidado com unhas trancando e cadelas lambendo: isso pode remover o umbigo precocemente e revivar a circulação sanguínea. Mais uma vez não se recomenda terminar o parto e você ir dormir. É interessante supervisionar o que está acontecendo nas primeiras 8 horas pós-parto. Só assim você verifica se todos estão mamando, se nenhum está sendo refugado ou se algum umbigo abriu.