Cachorro mancando da pata dianteira pode ser desde uma pedrinha que feriu a almofada plantar como atrofia dissecante da cabeça do úmero, nome complicado para uma patologia que comente cães de raça grande, como Rottweiler. Mas vamos começar pelo mais fácil. Isso porque uma tarde de brincadeiras exaustivas pode ter deixado a pata de seu pet dolorida.
Cachorro mancando da pata dianteira pode ser o quê?
Primeiramente, é importante saber se seu pet está simplesmente mancando ou chorando quando encosta a pata dianteira no chão. O fato de ele não reclamar não quer dizer que está isento de dor. Aliás, o fato de ele mancar já é uma atitude preventiva uma vez que ele já entendeu que se encostar totalmente a pata no chão, vai sentir dor.
Você pode esperar um dia ou dois antes de partir para um consultório veterinário. Isso porque o que quer que esteja machucando pata do seu pet pode ter se resolvido naturalmente. Se for algo mais complicado, seu pet vai dar sinais do desconforto, e isso pode ser feito por meio de lambeduras constantes na pata que pode ficar boa parte do dia erguida sem encostar no chão e, ao fazê-lo seguir mancando.
Brincadeira inoportuna
Bastante comum quando se tem crianças em casa, uma brincadeira mais ousada pode terminar mal. Quedas durante as atividades ou até mesmo uma criança perder o equilíbrio e tombar sobre o animal pode explicar porque seu cachorro está mancando da pata dianteira. O resultado pode ter sido 4:
- lesão muscular
- lesão no ligamento
- fratura óssea
- contusão
A não ser que a pata do seu cachorro tenha assumido uma postura diferente daquela conhecida, fica complicado uma pessoa leiga saber se o cachorro está mancando porque quebrou pata ou porque machucou o músculo sem maior gravidade. Por conta disso, você pode observar seu pet em casa se ele continua se alimentando e tendo uma vida normal. Mas se prosseguir mancando 48 horas após esse acidente, o melhor é investigar a causa da sensibilidade.
Voltando de um passeio
Às vezes o tutor acaba testemunhando o início da manqueira do seu cão. Quando isso acontece após um passeio, a primeira coisa que desconfiamos é um caco de vidro, pedra ou uma superfície pontiaguda ser o responsável por uma lesão na almofadinha plantar do seu mascote. Ferimentos entre os dedos também deve ser considerado. Essa possibilidade voc6e descarta assim que examina s almofadas plantares do mascote. Se ele mostrar sensibilidade ou resistência em ser examinado nessa parte do corpo, provavelmente é a região ferida.
Por outro lado, problemas pré-existentes podem ganhar força durante uma caminhada. Se antes seu cachorro conseguia buscar o repouso quando a pata começava a doer, um passeio forçado o impede de parar quando o nível da dor ultrapassa o suportável. Osteocondrite Dissecante da Cabeça do Úmero, que acomete animais jovens e com menos de 2 anos de vida, é um exemplo disso. E não raro uma lesão ocorrida dia antes, mas que não foi digna de nota, pode receber reforços quando o cão tem de fazer exercícios forçados, como o que acontece no passeio. E é nesse momento que se sobrecarrega tecidos que já estavam previamente lesionados.
Sem aviso prévio nem motivo aparente
Chegou em casa e deu com o cachorro mancando sem aviso prévio nem causa aparente? Também é um problema. Tudo o que já foi mencionado acima pode ter acontecido enquanto seu pet estava em casa. Um esforço extra ocorrido dias atrás pode estar mostrando seus reflexos no dia seguinte. Muitas vezes, o cachorro, quando aquecido em movimentos que o deixam cansado, não sente o desconforto da dor, este que só vai aparecer no dia seguinte e quando o corpo do animal estiver mais frio. Essas são algumas das explicações de seu cachorro aparecer repentinamente mancando com a pata da frente.
Artrite
Em cachorros mais velhos essa também pode ser uma explicação. Embora mais comum nas patas traseiras, nada impede de ser pet estar sofrendo com algum tipo de inflamação óssea ou em articulações. Raças grandes podem padecer desse mal quando em idades mais avançadas para a espécie que é a partir dos 6 anos. mas atenção! Cães gordos podem sofrer com isso em idades mais precoces.
Cachorro mancando da pata dianteira, o que fazer?
Não é recomendável você administrar antiinflamatório para cachorro sem orientação do profissional clinico. Primeiro porque remover a dor do animal pode apenas mascarar o problema maior; e segundo, o uso de antiinflamatórios orais pode causar gastrite em seu cachorro. Por conta disso, o melhor a fazer, se ele prosseguir mancando, é investigar a causa junto a uma equipe especializada. Sendo assim, seu pet poderá fazer uso de antiinflamatórios, analgésicos e, em casos mais complexos, poderá ser recomendado cirurgia reparadora seguida ou não de fisioterapia.
Da mesma forma, poderá ser recomendado algumas técnicas de manejo para facilitar a vida do seu pet enquanto estiver com sensibilidade na pata. Isso quer dizer procurar um piso menos irregular para seu pet passear, alimentação com vista ao emagrecimento e até mesmo colocar os potes de alimento e água mais elevado para não forçar os ligamentos.