A gente sabe bem o que é isso. Ele se aproximou de mansinho e você ganhou aquela lambida – e bafo – de alegria. Mal hálito em cães: como acabar com o tártaro nos cachorros exige muita paciência e às vezes até dinheiro do tutor, mas funciona. Embora o mau hálito, também conhecido por halitose, tenha diversas origens, o acúmulo de uma placa escura sobre as gengivas de seu bichinho é passaporte carimbado para a mesa de um profissional especializado em odontologia veterinária.
De onde vem o tártaro?
Sob determinadas circunstâncias, uma placa bacteriana gradualmente se deposita sobre o dente e a gengiva dos cães e gatos. A saliva fornece os elementos que mineralizam a estrutura formando o cálculo, também conhecido por tártaro. A coloração varia do amarelo, passando pelo marrom e o cinza. Visto com maior frequência nos dentes caninos e primeiros molares dos carnívoros, sua superfície rugosa favorece ainda mais acumulação. Essa particularidade, por sua vez, irrita a gengiva, que pode até mesmo sangrar em casos mais severos.
Saiba por que seu cachorro não pode comer chocolate
O tártaro, no entanto, não é removido por meio de higiene convencional. Primeiramente é necessária uma avaliação por profissionais especializados, pessoas que têm o instrumental adequado para trabalhar os dentes. Como é um procedimento que pode curar com dor, sedação e, não raro, anestesia geral pode ser requisitada para a realização de um trabalho seguro.
Algumas raças se mostram mais predispostas à formação do tártaro mas isso não quer dizer que todos os exemplares terão problemas com halitose. Em vista disso, estudos comprovaram que maior é a incidência nos animais que se alimentam de dieta pastosa se comparado àqueles adeptos à ração seca.
A partir dos dois anos de idade já é possível ver, ainda que pequena, formação de manchas escuras nos dentes dos pets durante uma simples inspeção. O tutor mesmo pode fazer isso levantando o lábio de seu mascote com os dedos. Para fins de tratamento, o ideal é atacar o cálculo ainda nessa fase para evitar problemas maiores.
Mau hálito em cães: como acabar com o tártaro nos cachorros
– Primeiramente, tenha em mente a importância de acostumar seu pet desde pequeno a ter seus dedos dentro de sua boca, higienizando seus dentes.
– A fim de evitar acúmulo, remova regularmente a sujeira dos dentes dos animais. O mercado pet disponibiliza material adequado, mas isso não significa que seu mascote vai abrir a boca e se deixar ser manipulado;
– Visando à redução da formação do cálculo, comida seca apresenta melhores resultados se comparado ao alimento com maior teor de umidade (mais pastoso).
– Na hora de levar seu pet para casa, dê uma boa olhada nos dentes dos pais. Aliás, genética é fator predisponente.
– Procure atacar cedo o problema. Isso evitará, além de maus odores, a desagradável manipulação da gengiva sensibilizada e a perda dos dentes de seu mascote.
– Por fim, descartada a presença do tártaro e persistindo a halitose, a saúde de seu pet precisa ser avaliada.